Muito além do PGR, a multidisciplinaridade no gerenciamento de risco

O programa de gerenciamento de riscos tem como objetivo identificaravaliar e controlar os riscos ocupacionais que afetam a saúde e a segurança dos trabalhadores. A adesão ao programa da NR01 é obrigatória para todas as empresas no Brasil e é fundamental na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

O processo de identificação dos riscos, ocorre mediante entrevistas e inspeções no local de trabalho verificando a real exposição do colaborador durante sua atividade. Estas informações são alimentadas junto a um inventário, no qual os riscos são avaliados com o uso de uma ferramenta desenvolvida e ajustada de acordo com a realidade da empresa levando em consideração características como: severidade, probabilidade, magnitude das consequências e número de possíveis afetados. Esta avaliação deve ser realizada regularmente para garantir que as condições de trabalho sejam seguras e saudáveis.

Com base no que foi identificado é posto em prática um plano de ação, buscando as medidas de controle para os respectivos riscos, como: equipamentos de proteção individual ou coletiva, treinamento de trabalhadores e inspeções periódicas. Além disso, o programa também inclui a avaliação contínua dos riscos ocupacionais, podendo ser físicos, químicos, biológicos, de acidentes e ergonômicos

Visando o atendimento a NR-01, é necessária uma ferramenta de avaliação de risco adequada que leve em consideração características citadas anteriormente. Para isso, nós contamos com uma equipe multidisciplinar de engenheiros especialistas e desenvolvemos uma ferramenta completa aliada a uma análise de riscos mais consistente. Nosso objetivo é proporcionar uma metodologia personalizada e ajustável de acordo com a realidade do cliente, construindo uma visão gerencial por meio de filtros, visualização, e gráficos que facilitem a gestão da área de segurança.

Confira outros artigos

Institucional

A importância do assistente técnico da empresa durante uma perícia trabalhista

A Importância do Assistente Técnico da Empresa durante uma Perícia Trabalhista No cenário atual das relações trabalhistas, questões relacionadas à insalubridade, periculosidade e acidentes do trabalho... Leia mais.

SSO

Ergonomia e a nova NR17

Você sabe o que são as siglas AEP e AET e qual a importância? A Avaliação Ergonômica Preliminar (AEP) e a Análise Ergonômica do Trabalho (AET)... Leia mais.